Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

AlGo à Mesa

Doce ou salgado, saboroso e 100% vegetal

Outubro 24, 2019

"Outono" no forno

Apesar de fazer este prato várias vezes no ano, a verdade é que tem cara de outono, cheira e sabe a outono, por isso, chamar-lhe legumes assados no forno seria redutor.
Podem-se usar os legumes ao gosto de cada um, de preferência da época, e na quantidade necessária.
Eu fiz na Actifry, mas é igual a fazer no forno, sendo que nesse caso o devem aquecer previamente e ir mexendo de quando em vez.
A foto é da marmita, que isto ao outro dia é tão bom como no primeiro.
IMG_20191024_114411.jpg

Usei: 

- Batata doce e batata "normal"
- Abóbora
- Cenoura
- Cebola
- Castanhas (usei congeladas)
- Pimentos (dos que preferirem)
 
- Brócolos
- Cogumelos (usei "marron")
 
- 3 dentes de alho
- Duas folhas de louro
- Azeite, sal e pimenta q.b
 
Como fiz:
 
Descascar os legumes e cortá-los mais ou menos do mesmo tamanho. 
 
Se gostarem da cenoura bem cozida, devem dar uma fervura em água primeiro, porque a dita cuja parece impossível de assar. Eu gosto dela "al dente" para cru, não faço este passo.
 
Juntar tudo na cuba da Actifry (ou num tabuleiro de ir ao forno), temperar com azeite (sejam generosos aqui), sal e pimenta e envolver bem, para que todos os legumes fiquem untados.
 
Juntar os alhos ligeiramente esmagados (pode ser com a casca) e as folhas de louro e programar a máquina para 30 minutos. Dependendo do vosso forno, também vai ser mais ou menos este o tempo, a uns 180 graus. Mas isto é como tudo, vocês conhecem melhor o vosso forno do que quem escreve os livros de instruções, por isso saberão melhor do que ninguém o tempo e temperatura. Se não, é ir vigiando e provando.
 
Separar os brócolos em raminhos e arranjar os cogumelos, que é tirar sujidades e assim, ou parti-los se foram muito grandes.
Ao fim de dez minutos de estar o resto a assar, juntam-se ambos aos restantes legumes, envolve-se tudo muito bem.
 
À meia hora, experimenta-se uma batata ou uma castanha a ver se está no ponto, se estiverem, o resto também está. Retifica-se tempero.
 
Quem gostar pode ainda juntar tomilho, orégãos ou alecrim ao tempero, não usei porque quem ia comer comigo não é fã de ervinhas e eu não faço questão.
 
 
Está pronto, podem vir para a mesa.
 
 

4 comentários

Comentar post