Julho 26, 2019
Legumes quase "à Brás"
Já tinha feito várias vezes legumes à Brás mas nunca tinha feito tão bom. Não é como o tradicional bacalhau mas, para mim, é melhor. A receita foi baseada na do Gualter Rainha, do blog "Cozinha de Sentidos" e a parte da substituição do ovo que ele ensinou nesta receita em vídeo é fundamental para tornar um prato que era bonzinho em maravilhoso.
Ingredientes:
- 2 alhos franceses
- 1 cebola
- 1 cenoura
- 1 courgete
- 2 dentes de alho
- Azeite, salsa, sal e pimenta q.b.
- Batata palha
- Azeitonas pretas
Creme substituto do ovo
- Uma chávena de grão de bico cozido
- Uma chávena de água
- Uma colher de chá de cúrcuma
- Uma colher de sobremesa de amido de milho
- Sal e pimenta q.b.
Como eu fiz:
Comecemos pelo creme, se bem que eu fui fazendo nos entretantos, depois de cortar os legumes e enquanto eles "murchavam" no tacho.
Dissolver o amido de milho num pouco de água e, num processador juntar o grão, o amido dissolvido e o resto da água, a cúrcuma, temperar com sal e pimenta e processar até ficar um creme.
Reservar
Cortar o alho francês em rodelas, a cebola em meias luas, ralar a cenoura e a courgete, picar o alho. Depois de termos uma "mise en place" digna de um "master chef" faz-se um fundo de azeite num tacho e junta-se a cebola. Depois o alho francês, o outro alho e a cenoura. Quando tudo murchar um pouco, a courgete. Tempera-se com pimenta.
Quando tudo estiver murchinho e bom, junta-se a batata palha e envolve-se bem.
Adicionar o creme de grão e mexer para envolver tudo, retificar temperos e deixar cozinhar para que a farinha não fique crua.
Adicionar a salsa (se não se esquecerem como me aconteceu) e mexer. Adicionar algumas azeitonas, ou juntá-las só para enfeitar, como aqui a totó fez.
Servir com uma salada de alface, pois claro.
Bom apetite.