Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

AlGo à Mesa

Doce, salgado, crocante, cremoso... saboroso!!

AlGo à Mesa

Doce, salgado, crocante, cremoso... saboroso!!

07
Jun17

Peito de Pato com mel, Porto e laranja

Alexandra

Sim, leva isto tudo, mas só na quantidade que quiserem, pelo que se pode dizer que é saudável. Até porque podem comer a carne só temperada com sal e pimenta, cozinhada na própria gordura, que pode ser pouca se retirarem a maioria da pele.

É uma delícia.

IMG_20170607_104220.jpg

 

- Dois peitos de pato (dá para 4 refeições, ou 3 se forem comilões)

- Sumo de uma laranja

- Um gole de vinho do Porto (meia chávena da bica, estão a ver?)

- Uma colher de sopa de mel

- Sal e pimenta q.b.

 

Limpar os peitos dos excessos de gordura, mas manter alguma pele, que será a gordura que vamos usar. Fazer uns cortes em losango na pele do pato, o que vai ajudar a manter a forma da dita e a libertar a gordura (penso eu, sei lá)

 

Temperar os peitos com sal e pimenta e preparar o molho, enquanto temperam um pouco.

 

Numa tigela juntar o sumo de laranja, o vinho do Porto e o mel e misturar bem.

 

Numa frigideira quente colocar os peitos do pato, com a pele virada para baixo e deixar cozinhar uns 4 ou 5 minutos. Virar e deixar mais uns 3 minutos. Estes tempos depende claro do gosto de cada um, eu gosto das carnes bem passadas e costumo deixar bem mais do que estes tempos. Retirar a carne e deixar que repouse, coberta com papel de alumínio.

 

Vamos usar a mesma frigideira para fazer o molho, por isso, se ficou muita gordura, vamos rejeitar a maior parte dela (rejeitar é deitar fora, mas estou a tentar usar termos técnicos)

 

Colocar o molho que preparamos na frigideira e deixar apurar e engrossar um pouco. Neste momento, o pato já terá libertado sucos que vamos "recolher" e juntar ao molho na frigideira. Provar, para ver se precisa de sal e/ou pimenta e deixar apurar.

 

Servir os peitos com o molho à parte, ou então junto, para quê complicar? Acompanhar com arroz branco, bem soltinho e uma salada verde bem fresca.

 

7 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Pesquisar

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D